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Unemat envia duas propostas de mestrado institucional à Capes
Um dos objetivos é atender a demanda do Estado por qualificação profissional
Unemat envia duas propostas de mestrado institucional à Capes
09/07/2004 20:51:56
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Faculdade de Educação (Faed) e o Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apresentaram à pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prppg) as propostas de mestrado institucional que serão submetidas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As propostas têm a finalidade de atender a demanda por qualificação profissional do Estado e dão início à política de pós-graduação stricto-sensu da Universidade.

“ Esses projetos representam o esforço materializado dos professores da Universidade, que sinalizam com uma proposta sólida de qualificação para os profissionais técnicos e da Educação em MT”, avalia Laudemir Zart, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

De acordo com ele, os projetos de mestrado apontam para a capacidade da Instituição de buscar recursos e inserir-se no cenário nacional de pesquisa com uma produção regional de qualidade, fortalecendo a pós-graduação no Estado. “São poucas as universidades em MT que oferecem mestrado”, ressalva.

Faed

O projeto da Faed consiste na oferta de um mestrado em Educação, sob o título Educação e Fronteira, ele pretende formar pesquisadores e capacitar docentes na área de educação para atuarem no Estado. Sua elaboração privilegia a diversidade de conhecimentos e saberes contidos nos aspectos regionais da cultura mato-grossense. E dessa forma, propõe transpor as fronteiras desse panorama socioeconômico e colaborar com o processo de inclusão utilizando a educação como ferramenta de transformação social.

Para tanto, um dos pilares de sustentação do mestrado é o trabalho desenvolvido pelo corpo docente da Universidade junto aos grupos étnicos e social: o 3º Grau Indígena (Unemat/Seduc) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) – em parceria com o Incra – são alguns deles. O conhecimento retirado da prática docente credencia a sua linha de ensino, pesquisa e extensão.

Outra característica do projeto é o atendimento para além das fronteiras brasileiras. A proximidade entre a Universidade e a Bolívia permitiu ao projeto incluir em sua proposta o atendimento aos educadores da América Latina.

A área de concentração do projeto (educação e fronteiras) está dividida em duas linhas de pesquisa: tradição de conhecimento e fronteiras e políticas de educação, movimentos sociais e fronteiras.

ICNT

Com base na biodiversidade de MT e na reunião das diversas áreas do conhecimento, o ICNT elaborou o projeto de mestrado em Ciências Ambientais. Avaliação e Gestão de Processos Sócio-ambientais e Educação e Sociedade e Meio-ambiente, são as áreas de concentração; subdivididas em três linhas de pesquisa: Avaliação da Biodiversidade, Avaliação e Gestão de Bacias Hidrográficas, e Impactos Ambientais e Recuperação de Ecossistemas.

A proposta de pós-graduação foi desenvolvida por uma comissão multiCâmpuse interdisciplinar, com o propósito de ser abrangente e atender as demandas do Estado. O projeto contou ainda com o apoio da Divisão de Elaboração e Financiamentos de Projetos (órgão ligado a Prpdi) ao traçar um perfil regional que valoriza o profissional da Universidade.

Dentro do planejamento institucional o mestrado é uma das peças de operacionalização do Programa ABC – Água, Biodiversidade e Cultura.

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